Saúde nas Empresas: Como o Yoga pode ser importante para sua empresa?
Veja como o Yoga e a meditação ajudam empresas no trabalho de prevenção, aumento da saúde e inteligência emocional de colaboradores e empresários.
Yoga traz uma inteligência milenar que integra corpo e mente utilizando-se de técnicas que promovem a qualidade de vida de forma muito eficaz tanto no aspecto físico, como comportamental.
Com o estilo de vida cada vez mais sedentário uma variação adaptada da prática no estilo clássico foi criada especificamente para atender a demanda do ambiente de trabalho. Ela recebeu o nome de Yoga Laboral, que também é chamado de OfficeYOGA, Yoga Empresarial ou Yoga no Trabalho.
No Yoga Laboral o tempo de duração de cada aplicação varia de 15min à 1h e pode ser usado nos diversos ambientes da empresa sem precisar de uma infraestrutura específica para isso.
Mas por que seria importante para as empresas adotar o Yoga?
Porque no Yoga, além dos exercícios físicos (muito parecidos com a ginástica laboral), trabalha-se o indivíduo de forma mais integral com técnicas como:
- Asana (técnicas corporais)
- Pranayamas (técnicas respiratórias):
- Tratakas (exercícios para os olhos):
- Bandhas (contrações de plexos e glândulas):
- Mudras (gestos com as mãos):
- Meditação (controle da atenção):
- Kriyas (técnicas de purificação):
Além de alguns princípios como:
- Tapas (superação)
- Ahimsa (não agressão)
- Swadhyaya (autoestudo)
Que são importantes para a boa relação de funcionário-empresa e seu desenvolvimento profissional.
Todas essas técnicas são trabalhadas em conjunto ou separadamente dependendo do objetivo.
Estresse é algo importante para o corpo, pois faz com que ele use um nível maior de energia para fazer o que precisa ser feito. Mas quando ele atinge um nível constante, começa causar desde tensões musculares, insônia, má alimentação a problemas mais sérios de doenças ocupacionais como LER, DORT, Burnout, depressão, problemas cardíacos, entre outros.
Para combater o stress o foco do Yoga, como muitos pensam, não é promover o relaxamento, mas um aumento na sua energia! Com mais energia o colaborador realiza suas tarefas de forma melhor e com mais atenção. E se tiver um aumento muito grande no seu nível de tensão, a consciência corporal e respiratória que ele produz durante a prática irá ajudar no seu autocontrole.
O Yoga trabalha a consciência do indivíduo, criando um processo de auto-observação e valorização da saúde, o que acaba se estendendo para os momentos fora da empresa procurando cultivar hábitos saudáveis, se alimentando melhor, dormindo melhor, fazendo escolhas melhores e contribuindo para a diminuição do absenteísmo.
A atenção é, basicamente, o que canaliza as forças físicas, mentais e emocionais para uma direção. Colocamos nossa atenção no que achamos importante.
Dentro da empresa, um colaborador mais atento é um colaborador mais produtivo.
Mais ainda, atenção também é saúde!
Se você coloca o foco nos problemas, nas dificuldades, na doença, na pressão do trabalho, no prazo curto do projeto, é isso que irá ocupar boa parte do seu tempo mental, mesmo quando você não está lidando com isso.
O controle da atenção é à base de trabalho do Yoga. Isso significa que se um colaborador está atento, é porque ele está 100% presente naquilo que está fazendo.
O foco deve ir para a solução e não para o problema!
O compromisso não é apenas com o resultado, pois eles são importantes, mas com a excelência nas ações!
Existe uma infinidade de aplicações e momentos em que o Yoga pode ser usado nas empresas:
Antes do expediente, no horário de almoço, em atividades como reuniões, treinamentos ou eventos, através de palestras todas essas opções utilizando formatos de aulas no estilo clássico ou adaptado como o Yoga Labora que se encaixa em qualquer ambiente ou contexto.
Também tem o Yoga do Riso, mas esse é um tema para outro artigo.
Cadastre-se e fique atualizado!
You have Successfully Subscribed!