Yoga e Meditação Reduz em até 43% Gastos com Saúde, Segundo Estudo de Harvard

por '16 fev 2016'Noticias & Curiosidades

É muito interessante como atualmente o conhecimento de coisas que eram separadas começam a mostrar seus benefícios e efeitos com pontos de vista diferentes, mas com objetivos em comum.

Como a prática de Meditação ou Yoga que tem sua “validação” não apenas de uma cultura milenar, mas de efeitos produzidos em seus praticantes e que agora, também está sendo muito pesquisada pela ciência, comprovando seus efeitos e “mensurando” em números o que muitos já conhecem na prática.

É o caso dessa pesquisa feita em institutos associados a Harvard.

De acordo com a pesquisa as práticas como Yoga, Meditação e Reza podem reduzir a necessidade de tratamentos com saúde em quase 50%!

O estudo feito pelo Institute for Technology Assessment (ITA) e pelo Benson-Henry Institute (BHI) do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard, mostrou que os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea são afetados ao mesmo tempo que reduz o estresse e a ansiedade quando um estado de relaxamento ou de profundo descanso é criado.

“As primeiras descobertas do nosso estudo são que, quando treinamos os pacientes a acionarem um estado de relaxamento (especificamente os pacientes ensinados no BHI), eles também reduzem drasticamente sua utilização dos programas de saúde”, afirmou James E. Stahl, do Hospital Geral de Massachusetts.

“Estes programas promovem bem-estar e, em ambientes de recursos limitados, podem, a custos mínimos e sem risco, reduzir o peso sobre o sistema de saúde”, completou.

Comparando informações disponíveis sobre os pacientes do Research Patient Data Registry e os indivíduos que participaram do Programa de Resiliência e Resposta de Relaxamento do BHI de 2006 a 2014, os pesquisadores concluíram que os praticantes de Yoga, Meditação e Reza tem gastos substancialmente menores nos cuidados com saúde se comparados aos não-praticantes.

O estudo descobriu benefícios a níveis neurológicos, cardiovascular, musculoesquelético e gastrointestinal para os praticantes.

Fazendo uma análise comparativa entre as informações disponíveis sobre os pacientes do Research Patient Data Registry e os indivíduos que participaram do Programa de Resiliência e Resposta de Relaxamento do BHI de 2006 a 2014, pesquisadores concluíram que os praticantes de Yoga/meditação/reza gastam substancialmente menos dinheiro em cuidados com a saúde se comparados aos não-praticantes.

O estudo também descobriu que os praticantes se beneficiam primeiramente nos níveis neurológicos, cardiovascular, musculoesquelético e gastrointestinal.

Fonte: The News Minute

Siga-me nas redes sociais!